Conteúdo

domingo, 21 de outubro de 2012

Reconstrução Leve: Barata e Simples! - (e outros esclarecimentos)

Uuuuuurru! Podem se chegar.. 
Acabei de abrir meu espacinho... Tá cheirando a novo, mas não se preocupem, vai bombar de novidade aqui.
Então, já tem um tempo que eu tenho desejado abrir um blog sobre cabelos (minha paixão) pra dividir com todo mundo TUDO que eu tenho feito, testado e almejado fazer.
Desde que resolvi ficar loira, tenho dado atenção redobrada ao meu cabelo, pesquisado muito, e observado como ele reage a cada coisa que coloco nele.
Aos poucos a gente vai se "aproximando" e tudo vai fazendo mais sentido...

O que eu trago hoje, é uma Reconstrução Leve (que reconstrói - mas não ressuscita defunto! rsrs) que eu fiz domingo passado e deu um efeito no meu cabelo que eu fiquei "barbie na caixa" (segundo a queridíssimaaaaaa Mc Loira). Eu usei produtos super simples, e vou dizer pra vocês agora passo a passo como eu fiz. Tenho muita coisa pra mostrar pra vocês, então, aos poucos tudo vai chegando aqui.

Eu queria muuuuito tter feito um vídeo, porque acho muito mais prático e claro de tudo ser entendido direitinho... Mas vou colocar as fotos dos produtos que usei e vou tentar ser o mais clara possível para explicar todo o procedimento.
(Antes, vou explicar o que é Reconstrução, e qual sua finalidade nos fios.)

Bem, todo cabelo precisa dos "procedimentos" básicas para se manter saudável. Alguns cabelos gostam mais de um, outros mais de outro, e assim vai. Os três procedimentos são: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.
Pois é, se você pensava que tudo que você colocava no seu cabelo era "hidratação": ENGANA-SE!

Hidratação: A palavra HIDRATAÇÃO vem do prefixo "hidro" (hidrogênio!) = água. Pois é, água! O fio famosamente hidratado, é um fio que tem água, não um fio que tem vitamina, óleos, queratina, d-pantenol. Máscaras hidratantes são produtos com ativos que doem água para os fios. Isso dá ao fio maciez. Exemplos de ativos: aqua (claaaro), semi di lino, aloe vera e etc.
Nutrição:  O palavra nutrição, vem de "nutri" = nutrição, que que nada mais é que: repor nutrientes. Grandes parte dos ativos que "definem" a nutrição como nutrição são: óleos/lipídeos/gorduras... Como sabemos que água e óleo não se misturam, aí está a função da nutrição. Ela ajuda a manter a "água recolocada no fio" por meio da hidratação. Então, a água que você repôs fazendo a hidratação, uma hora vai embora... Então, precisamos de algo para manter essa "agua" dentro do fio. Nada melhor que óleo, não é mesmo? "A etapa da nutrição age nas escamas/cutículas dos fios, repondo e reconstituindo as "barreiras naturais" do interior dos fios. Um fio danificado e ressecado tem estas barreiras naturais destruídas ou danificadas, o que deixa o cabelo poroso fazendo-o soltar a hidratação para fora, pois água é móvel, e se o cabelo está aberto, ela logicamente vai sair..." (Filipe Ursini - BLOG DO FILIPE ) Exemplos de ativos: ceramidas, , manteiga de cacau, óleo de argan, óleo de coco e etc.
Reconstrução:A parte mais importante, "complicada" e perigosa. Por que? Porque queratina é ÓTIMO pro cabelo... Mas com: LIMITES! Tudo na sua dosagem certa, sem excessos... Ou então, ela pode fazer efeito inverso! Se você usa queratina toda semana, todo dia, o seu cabelo passa de "fraco" para resistente, que vai para forte, que vai para rígido e - TCHARAM! - quebradiço! Isso mesmo, QUEBRADIÇO! A queratina age no interior dos fios, formando uma "liga" dentro deles, e se colocada em excesso no fio, uma hora o seu cabelo já não suporta mais, e quebra. "A reconstrução trata-se da reposição proteica dos fios. É nesta fase que repomos a força dos cabelos. Mas não é só de queratina que vive um fio, como é o que espalham por aí. Você também pode e de reconstruir os fios com aminoácidos, que são proteínas, como lisina, arginina, cisteína, creatina, serina, sericina, entre outros. É a reconstrução que vai pôr a força de volta nos seus fios." (Filipe Ursini)


Agora que a gente já entendeu de tudo que nosso cabelo precisa, aos poucos vou explicando como descobrir do que nosso cabelo gosta, e mais que isso, precisa.

Então, depois do meu cabelo hidratado e nutrido, senti a necessidade de Reconstruir. (Faço isso de 15-15 dias.) E fiz assim:


Produtos usados - baratos e simples de manusear.

Usei shampoo anti-resíduos que ganhei da Priscila Spina (do Cronograma Capilar). Ele é muito cheiroso e realmente não deixou meu fio com aspecto de ressecado, mesmo sendo anti-resíduos. Lavei meu cabelo beeeeeeem lavado com esse shampoo 2 vezes, e enxaguei. Tirei a umidade com a toalha.
Com muito carinho e cuidado, penteei os fios, tomando muito cuidado para não quebrá-los, pois sabia que ele estava com as cutículas abertas. (O shampoo anti-residuos além de limpar BEEEM os cabelos, não é indicado para ser usado "diariamente", nem em todas as lavagens, pois abre as cutículas do cabelo para receber tratamentos, mas deixa o fio fino e fragilizado).
Depois de pentear, eu peguei a pomada de carga de Queratina, da Kera Max (indicação da minha prima que eu simplesmente: amei!). Ela tem uma ação de reconstrução bem boa, e contém em sua composição queratina, geléia real e creatina. Coloquei na mão, uma "boa" porção da máscara, espalhei nas mãos, e fui passando mecha a mecha, sempre enluvando. Passei em todo cabelo, até sentir ele meio "pegajoso". Não usei muito, mas precisa-se saber que meu cabelo é curto. Rsrs.
Deixei agir por exatos 15 minutos.
Em seguida, coloquei 2 colheres de máscara hidratante (usei essa da Monalisa) que para mim tem efeito sim, mas somente se turbinada. Adicionei 1 dedo da ampola de carga de queratina da Kera Max 9mesma linha da pomada) e misturei até que ficasse bem homogêneo.
Então, fui passando essa mistura mecha por mecha, por todo o cabelo, sempre enluvando bem. (Para quem não sabe o que é enluvar, é passar a mistura e ir passando a mão várias vezes, como se quisesse formar uma pasta "esbranquiçada") e depois de enluvar tudo e passar em todo o cabelo, deixei agir por mais 20 minutos sem abafar.

Após isso, lavei bem, e nooooooossa, nunca senti meu cabelo tão "gostoso" ao toque. Coisa de outro mundo! Enxaguei bem, até sentir que o cabelo já não estava mais com excesso de produto.
Tirei a umidade com a toalha, para prosseguir o procedimento.
Coloquei mais um POUCO da pomada na mão, e passei como um leave-in no cabelo, ainda úmido.
Fiz a escovação como de costume (em breve vídeo!). mas se você não souber fazer escova no próprio cabelo, basta secar o cabelo com o secador de forma que os jatos de calor sejam de cima para baixo, para que o cabelo não "arme". 
Com o cabelo apenas escovado, já senti uma enorme diferença tanto no toque, como no "balanço".
Mas o choque vem agora: ao passar a prancha o cabelo ficou ABSOLUTAMENTE BRILHOSO, LISO E PERFEITO AO TOQUE!
Parecia que eu tinha acabado de fazer um alisamento. Ficou sem volume nenhum, super brilhoso. E as pontas? SUPER MACIAS! Eu amei!

(esqueçam a pele! olhem esse brilho...)

(atrás - muuuito brilhoso, super liso..)

(arrumadinnha pra ir á missa - cabelo com um balanço e maleabilidade INCRÍVEL!)
Bem, por hoje é isso. (Falei horrores) Amanhã tem mais post.
Um super beijo.


Preço dos produtos:
Pomada Carga de Queratina: 5,80
Máscara de hidratação Monalisa: 9,90
Ampola de Carga de Queratina: 2,99


16 comentários:

Rose dias disse...

ta lindo a cor,show

Camila Nascimento disse...

Obrigada minha flor! Amo a cor do seu cabelo.. =)

Mara Crhistyne disse...

Parabéns pelo blog, muito sucesso! Amei a dica, só dei um paradinha nas compras, pois já não tenho onde colocar tanta coisa, mas quando acabar alguns produtos, vou testar!bjo e sucesso!

Camila Nascimento disse...

Obrigada Marinha! Sucesso pra ti também, adoro passear pelo teu blog :) Um beijao!

PaulaDB (Paulinha) disse...

Adorei sua postagem. Seja muito bem vinda ao mundo blogueiro. Beijão ♥ :)

Erika Nasch disse...

Oi Camila! Ótima primeira postagem! Parabéns pela iniciativa e te desejo muito sucesso! Esperando vc colocar os seguidores, pra poder te acompanhar ;) Bjão
http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/

Camila Nascimento disse...

Obrigada minha flor! =)

Camila Nascimento disse...

Obrigada Erika! Tô arrumando isso, pode deixar.. Um beijão!

Necessaire da Kika disse...

Ficou lindo. super brilhante.
www.kikamakeup.blogspot.com
bjs

pgvilanivi disse...

Parabéns pela iniciativa, bem vindo ao mundo do blog..
Eu quero testar mas to com tanta coisa aqui que meu armário tá caindo...kkk

http://cabelosmakeeunhas.blogspot.com.br/
seguindo retribiu?

Camila Nascimento disse...

Obrigaada! Super recomendo, viu? =***

Camila Nascimento disse...

Obrigaada minha flor! Minha mãe tb morre de brigar, mas enfim, é disso que gostamos né? Eu gostei muito do resultado, quando puder, testa =) Beijão.. e to seguindo!

Lucy Viana disse...

Camila seu cabelo ficou incrível!! Adorei!

Beijos
Parabéns e sucesso com o blog!
Lucy

Naty (: disse...

Muito brilhoso, parabéns! :)
Seja bem vida ao mundo dos blogs rs


Beijos
http://maisconsumismo.blogspot.com.br

Camila Nascimento disse...

Obrigada Lucy.. Você é uma das minhas inspiradoras! beeeijosss

Camila Nascimento disse...

Ficou suuuper brilhoso mesmo.. Indico!! =) e obrigada pelas boas vindas.. ;***

Postar um comentário